Woow! Oi graciosas, tudo bom com vocês? Como a maioria de vocês ja sabem eu sou estudante do 7 período de Arquitetura e Urbanismo. "Mas carol, o que arquitetura tem a ver com moda, maquiagem e beleza?" Eu me pergunto isso todos os dias e a única resposta que eu encontro é a arte. Acreditem, arquitetura é arte, assim como a moda e a maquiagem.. Mas enfim, não vim falar muito sobre isso, não. 

Hoje em especial vim trazer algumas dicas para quem ai está pensando em entrar para a faculdade de Arquitetura. Tendo em vista que estamos iniciando o primeiro semestre do ano, onde a maioria dos estudantes que era do terceiro ano estão entrando para a universidade. 

1. Não é querendo assustar, mas já assustando..  10 MINUTOS DE SONO VALEM OURO
Acho que assim como todos os cursos, arquitetura vai exigir mais de você do que está acostumado. Não deixe-se enganar pelo primeiro "período" onde é tudo uma maravilha, novidades, desenhos e mais desenhos... Ser estudante de arquitetura pode custar várias noites acordado, várias horas de sono perdidas.
Por isso quando ouvir de um veterano "aproveite para dormir", siga esse conselho ao pé da letra, pois é a mais pura verdade. 




2. NÃO SABER DESENHAR NÃO SIGNIFICA FRACASSO

Apesar de ser um curso artístico, não é porque você não sabe fazer linhas retas e traços perfeitos que você será um ARQUITETO RUIM.  Gracas a Deus, o dom de ver arquitetura é bem mais além do que um simples desenho, arquitetar é bem mais do que traçar duas linhas paralelas perfeitas. Então não se preocupe se seu forte também não é desenho a mão livre, afinal você terá disciplinas para aprender nem que seja o básico, e se ainda assim você continuar sem saber desenhar, você aprenderá outras formas de expressar sua ideia. 


3. APRENDERÁ A GOSTAR OU SE VICIARÁ EM CAFÉ 

Pode ser que até o fim da faculdade você aprenda a apreciar um belo café, ou simplesmente seja "obrigado" a tomar só para ficar acordado. Café e energético irão fazer parte das suas compras de mês. Principalmente em época de "entrega final"


4. SEU DINHEIRO NÃO IRÁ DURAR NEM 2 SEMANAS

Se você está achando que arquitetura é curso que não gasta com xerox, com livro, material... está completamente enganado, caro amigo. Logo de cara você receberá uma lista gigantesca com "todos" os materiais que irá precisar inicialmente, e se você acha que são materiais baratinho, hahahaha. Na minha época gastei mais ou menos $800,00 na primeira semana de aula (fora a prancheta, que será sua cama durante uma boa parte da faculdade). E como se fosse o bastante quase todas as aulas os professores pedem folha a0,a1,a2,a3,a4... para a gente brincar de ser arquiteto e desenhar. Quando você acha acabou os gastos com folhas para desenho que finalmente vai começar a projetar no auto cad... veremos no item abaixo o que acontecerá... 



5. PLOTAGENS É MAIS CARO DO QUE VOCÊ IMAGINAVA.
Quando enfim, saímos da prancheta e vamos para o tão sonhado auto cad... descobrimos o terrível pesadelo. Como é que uma impressão custa tão caro? E na semana de entrega parece que todos os alunos resolvem ir na mesma hora para a copiadora. Sério, não se assuste em passar mais 3h em uma fila para plotar seu projeto. E prepare-se para chegar 5minutos antes da aula acabar para entregar o mesmo. 



Apesar de tudo isso, o curso é encantador. É apaixonante ver suas criações se tomando forma, é instigante poder sonhar e concretizar (mesmo que em uma maquete... AH! antes que me esqueça, prepare-se para longas madrugadas sentado no chão fazendo maquete, para valer apenas 1,0).  Para meus amigos de curso que estão comigo a esses longos e árduos 3 anos... vamos em frente porque ainda falta muito. E aos que estão entrando agora, minhas sinceras "boas vindas" e boa sorte (vocês precisarão).


Espero que tenham gostado, e beijooos de luzzz!
As aulas já estão batendo na porta, JESUUUS


Deixe um comentário